SC Transplantes celebra 25 anos salvando vidas e transformando histórias |
Jogos Paralímpicos de Paris 2024 contam com três representantes de Joinville
-
Foto: Miriam Jeske/CPB -
Edenilson Leandro, Eliandro Braz Lúcio e Talisson Glock participam da maior competição paralímpica do mundo
Nesta quarta-feira (28), a cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 marcou o início da competição, que contará com a participação de três destacados representantes de Joinville. Entre eles estão o paratleta Edenilson Leandro e o técnico Eliandro Braz Lúcio, ambos integrantes do Cepe/Sesporte, além do nadador Talisson Glock, que, embora atualmente more em São Paulo, é natural de Joinville.
Edenilson Leandro competirá em duas modalidades: arremesso de peso e lançamento de dardo, com sua primeira prova agendada para o dia 2 de setembro, às 14h30 (horário de Brasília). Junto com seu técnico, Eliandro Braz Lúcio, o atleta chegou à França no dia 15 de agosto para um período de aclimatação na cidade de Troyes. Desde a terça-feira (27/8), a dupla já está em Paris, se preparando intensamente para as competições.
“Os treinos estão muito bons, focando muito na parte técnica para chegar muito bem nas provas”, comentou Edenilson, elogiando a estrutura da vila olímpica, dos locais de treinamento e das provas. “Tudo é excelente. Pista indoor, pista ao ar livre, espaços super amplos na academia. O Comitê Paralímpico pensou em tudo, desde a hospedagem até a alimentação brasileira”, acrescentou o paratleta.
Eliandro Braz Lúcio, o técnico, também destacou a qualidade das instalações. “Na quinta-feira (29/8), faremos o reconhecimento da pista de competição e de aquecimento. A pista de aquecimento só poderá ser utilizada pelo atleta no dia de sua prova. Mas tanto as estruturas da aclimatação quanto da vila estão excelentes!”, elogiou.
Além deles, o nadador Talisson Glock, outro joinvilense de destaque, também participa dos Jogos Paralímpicos em Paris. Talisson, que integra a Seleção Brasileira de Natação desde 2010, já possui um histórico vitorioso: nas Paralimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, conquistou uma medalha de prata e outra de bronze, e em Tóquio, em 2020, subiu ao pódio com uma medalha de ouro e duas de bronze.
Edenilson e Eliandro já representaram o Brasil no Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico em Kobe, Japão, em maio deste ano, trazendo experiência e confiança para o desafio em Paris. Agora, os olhos de Joinville e do Brasil estão voltados para os desempenhos desses atletas, que seguem com determinação e preparo para conquistar novos títulos na capital francesa.
Deixe seu comentário